No mês de Julho, o Itamaraty anunciou que o retorno da emissão de vistos eletrônicos para turistas brasileiros entrarem no México. Na prática, a medida irá permitir que brasileiros e mexicanos solicitem vistos para turismo e negócios pela internet, sem a necessidade de ir até o consulado ou embaixada, evitando assim maiores burocracias e gastos aos viajantes.
Embora essa grande notícia tenha sido anunciada pelos ministros das relações exteriores dos dois países em um comunicado. O Itamaraty não detalhou o prazo para que a medida comece a valer para os viajantes e nem como será o processo para que os viajantes possam solicitar o visto eletrônico. A nota apenas diz que mudança acontecerá "nos próximos meses".
Ou seja até o presente momento sengue sendo obrigatório o visto fisico para brasileiros entrarem no México por via área.
Lembrando que, brasileiros que possuem visto ou autorização física para viajar para os países, como: Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e países do espaço Schenguen, composto por 22 dos 28 países membros da União Europeia, não precisam solicitar o visto mexicano.
A partir de 22 de outubro de 2023, brasileiros que façam conexão nos aeroportos do México, também vão precisar do visto físico. Para terem esse documento, viajantes brasileiros precisam solicitar o visto nas repartições públicas mexicana em Brasília, Rio de Janeiro ou em São Paulo.
Medidas essas foram tomadas na tentativas de diminuir a migração irregular de brasileiros cruzando a fronteira no norte do México para chegarem nos Estados Unidos.
コメント