Da Tradição às Festividades: O Significado do Dia dos Mortos no México.
- Gisele Matheus
- 2 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

O dia dos mortos no México e completamente diferente dos dia de finados para nós brasileiros. Aqui no México, o dia dos mortos é dia de lembrar e celebrar com muito carinho e alegria os entes queridos que já se foram, seja um familiar ou um amigo, é um dia muito feliz e colorido. No México o dia dos mortos tem a sensação de felicidades e não de tristeza!!
UMA CELEBRAÇÃO E HERANÇA CULTURAL:
O Dia dos Mortos é uma festividade profundamente enraizada na herança e cultura mexicana, e é uma combinação de tradições indígenas mesoamericanas, especialmente astecas, com elementos do catolicismo trazidos pelos colonizadores espanhóis. A celebração é uma representação única da fusão de culturas que define o México. Nos dias atuais é possível ver algumas referências do Halloween em alguns desfiles que acontecem por aqui.

OFERENDA E ALTARES:
Um elemento marcantes do Dia dos Mortos é a criação de altares, conhecidos como "ofrendas". Esses altares são decorados com elementos simbólicos, incluindo fotografias dos falecidos, velas, flores, alimentos, bebidas, (alimentos e bebidas que o/a homenageado/a gostava), objetos pessoais e até mesmo "calaveras" (caveiras de açúcar) e "pan de muerto" (pão dos mortos). É muito comum ver esses altares nas casas dos mexicanos e também em locais públicos em homenagem aos falecidos.
CEMPASÚCHIL - A FLOR DA VIDA, A FLOR DE LOS MUERTOS:
É uma flor que cresce no outono, muito próximo da data do dia dos mortos, na língua indígena Nahuatl, Cempasúchil significa flor com vinte pétalas. A tradição de decorar tumbas e oferendas com esta flor surgiu na época pré-hispânica e diz a lenda que suas pétalas amarelas guiam os mortos em sua visita ao mundo dos vivos, pois se diz que contêm cor e o aroma do fogo do sol.
VISITA AOS CEMITÉRIOS:
Muitas se reúnem para visitar os túmulos de seus entes queridos, limpam e decoram os sepulcros, e passam tempo em oração e reflexão. Muitos cemitérios ganham vida com cores, flores e música durante esses dias.

CALAVERAS E CATRINAS:
As "calaveras" são caveiras, geralmente feitas de açúcar ou chocolate, que são decoradas de forma elaborada. A figura da "Catrina" ou "catrin" é uma representação icônica, vestida elegantemente e com uma caveira maquiada, que personifica a morte de uma maneira satírica e festiva.

PAN DE MUERTOS:
"Pan de Muertos" é um pão doce preparado e consumido durante as celebrações do Dia dos Mortos no México. Esse pão tem um significado especial e é uma parte essencial das oferendas ou altares montados para homenagear os entes queridos falecidos.
Este pão é caracterizado por sua forma redonda ou oval, frequentemente decorada com pedaços de massa que lembram ossos ou lágrimas. No centro, é comum encontrar uma pequena bola de massa, que representa o crânio. A cobertura açucarada dá ao pão um sabor doce e uma textura ligeiramente crocante por fora e macia por dentro.

ESPÍRITO DE LEMBRANÇA E ALEGRIA:
Comentarios